Olá
pessoal!!!
Assim
que decidi reativar o Blog, divulguei a novidade no meu grupo de alunos,
pedindo que eles sugerissem temas, e a primeira aluna a se manifestar sugeriu essa temática, "como memorizar as sequências
passadas pelo professor durante a aula".
Essa é sem dúvida, uma dificuldade de
muitos alunos, principalmente os iniciantes.
Aprender
e não somente decorar as sequências, faz parte do processo de aprendizagem,
tanto as sequências de barra como as de centro.
Além da execução dos movimentos,
memorizar as sequências é importante para se entender o compasso musical, a mudança de passo e a fazer tudo coordenado ao 5, 6, 7 e 8, rsss.
Tudo isso vai ajudar mais tarde na
sequência coreográfica, importante para as futuras apresentações.
Pesquisando
sobre o assunto em alguns blogs, me deparei com essas dicas incríveis da Thiana
Calmon, que escreve no Blog "Eu, Bailarina". O texto dela é bem
claro, divertido e de fato resume tudo aquilo que eu penso sobre esse assunto.
E claro, "cada pessoa acaba achando um jeito próprio de decorar
melhor" como a própria Thiana fala.
Mas
acredito que as dicas vão ajudar e muito os estudantes de ballet, que assim como a aluna
que sugeriu o tema, tem muita dificuldade.
Então, vamos às dicas!!!
1 - Aprenda o nome dos passos
Isso ajuda muito a decorar a sequência e a repassar mentalmente.
Quando você sabe o que precisa ser feito só de dizer o nome.
Como aprender o nome dos passos? Isso acontece de forma natural, quando
o
professor mostra geralmente fala o nome do passo junto, principalmente
nas aulas
de iniciante. Prestar atenção e relacionar o movimento ao nome é muito
importante!
M.G.M- Em alguns casos eu sugiro que os alunos escrevam (da forma como entendem) os nomes dos passos e até sequências passadas em sala de aula, isso ajuda a memorizar os passos e até mesmo as sequências.
2 - Preste atenção no que o professor está
mostrando e tire dúvidas
Quando comecei o ballet eu tinha mania de fazer os movimentos junto com
a professora
enquanto ela mostrava, achando que ia ajudar. Pelo contrário, eu ficava
tão preocupada
com a execução que depois não lembrava mais o que precisava fazer!
Esse é o momento também para tirar dúvidas. Espere o professor terminar
de mostrar e
pergunte o que não entendeu.
M.G.M. - O que recomendo às minhas alunas é que marquem com as mãos e a cabeça a sequência que passo. Só as alunas com no mínimo um ano e meio de ballet conseguem fazer essa assimilação.
3 - Muito importante: Aprenda a contar
Ballet é matemática!! Entenda a contagem da música, saiba qual movimento
precisa
fazer em que tempo e novamente preste atenção ao professor. Na
maioria das vezes ele
faz a contagem enquanto mostra a sequência.
Isso também ajuda a dividir as partes para decorar. Muitas vezes a
sequência tem duas
partes, divididas em 8 tempos, pode acontecer da primeira parte ser o
primeiro 8 e depois
começa a segunda parte.
Isso é muito importante quando a primeira parte acaba com o mesmo passo
do início da
segunda parte. Por exemplo: A primeira parte termina em dois jetés e
a segunda parte
começa com um jeté. Se você não entender onde acaba o primeiro 8 e
quando começa o
segundo, vai se confundir.
M.G.M - Acredito que essa seja uma das maiores dificuldades dos alunos, principalmente na "pausa".
O ritmo e tempo musical, quando ensinados durante os exercícios de alongamento, fica mais fácil do aluno entender durante as sequências de técnica de ballet.
4 - Entenda a lógica da sequência
A contagem aqui também é muito importante para ajudar a entender a
lógica da sequência.
Por exemplo quando o professor explica e depois fala para repetir
começando tudo por trás.
Se você entendeu a lógica, vai conseguir pensar no que fazer apenas
mudando a direção.
5 - Coordene braços e pernas
Nos níveis iniciantes, geralmente o braço fica na segunda posição para
facilitar o trabalho
de pernas e com o tempo o professor passa a pedir o movimento de braços.
O importante
aqui é saber onde deve estar o braço de acordo com cada posição de
perna, isso ajuda a
deixar o movimento mais automático e natural. Só é preciso cuidado para
não virar um vício,
porque você deve ser capaz de fazer diferente se o professor pedir.
O
mesmo acontece com as cabeças, que é ainda mais complicado.
6 - Concentre-se
Concentração e foco. Acho que essa parte é uma das mais difíceis no
ballet adulto.
Se você faz aula de manhã como eu, é fundamental ter dormido bem na
noite anterior,
senão a concentração vai embora (acontece comigo sempre). O ideal é
estar bem e com
todo a vida do lado de fora, chefe, filho, família, trabalho, contas,
etc.. qualquer pensamento fora da aula já tira nossa concentração. Por isso acho essa a parte mais
difícil, nem sempre conseguimos focar apenas na aula.
Nunca relaxe também! Perdi a conta das vezes que achei a sequência
relativamente simples e errei tudo!! Nunca subestime um exercício!
7 - Repasse tudo mentalmente
Aqueles segundos de preparação antes da música começar eu tento repassar
a sequência
mentalmente, ou a parte que acho mais difícil. Nem sempre consigo, mas
ajuda muito.
8 - Cole (colar também é uma arte rsrsrs)
E se nada der certo, cole daquela amiga que tem a cabeça ótima e sempre
decora tudo.
Se você é nova na turma, ou tem dificuldades em decorar, evite puxar a
barra (se posicionar em uma das pontas da barra). Fique em um lugar em que
tenha alguém na
sua frente sempre, na direita e na esquerda. Isso vai ajudar até você
ter segurança.
O mesmo vale para o centro, fique sempre da segunda fila para trás.
Assim se tiver
um branco momentâneo, é só olhar o que as pessoas a sua frente estão
fazendo.
Então é isso!!!
Gostou das dicas?!
As frases iniciadas com minhas iniciais M.G.M. são notas que fiz reiterando as dicas já propostas.
Se você tiver mais uma dica, compartilhe com a gente. Escreva nos
comentários!!!
E não deixe de compartilhar esse post!!!
Um super abraço!!!
Um super abraço!!!
Fonte: http://www.eubailarina.com/single-post/2016/04/10/8-Dicas-para-memorizar-a-sequ%C3%AAncia-na-aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário